Ceramic Vases

BLOG

Design de interiores e Arquitectura

Oferecemos soluções de decoração prontas-a-montar, num serviço 100% Online.

As Tintas ecológicas e as suas vantagens

Há séculos atrás os humanos pintaram cavernas com materiais naturais para se expressarem, marcando um marco histórico e início da arte da decoração. Os pigmentos e tintas utilizados evoluíram à medida du desenvolvimento.


EasyDecor_TintasEcologicas

Os componentes orgânicos foram substituídos por materiais sintécticos, mais resistentes, duráveis e fáceis de produzir.

O facto é que as formas sintécticas de tinta também trouxeram consigo aspectos prejudiciais para a saúde humana e para o ambiente.


Numa sociedade cada vez mais empenhada na sustentabilidade e no respeito pelo ambiente, levou à criação do que chamamos tintas ecológicas que trazem múltiplos benefícios, e impacto ambiental zero.

Convidamos a ler este post onde sobre as generalidades das tintas ecológicas, e as suas vantagens.


EasyDecor_TintasEcologicas

O que são as tintas ecológicas?


São tintas produzidas à base de elementos naturais e biodegradáveis, livres de agentes tóxicos nocivos para a saúde, e para o ambiente. Quer sejam de origem orgânica ou vegetal e mineral, quando aplicados ou degradados, são não poluentes.


Enquanto as tintas normais são produzidas à base de metais pesados e compostos orgânicos voláteis (COV - hidrocarbonetos), componentes altamente tóxicos, as tintas e vernizes ecológicos são produzidos principalmente à base de óleos vegetais ou óxidos de metais. Estas tintas substituem então, elementos químicos por elementos de origem vegetal ou mineral, através de processos de reciclagem ou agricultura orgânica, e compostas por pelo menos 95% destes componentes naturais.


As tintas ecológicas, além de serem amigas do meio ambiente, têm as mesmas condições benéficas que as tintas sintécticas; ou seja, são resistentes à passagem do tempo, suportam as mudanças de temperatura e humidade, têm a mesma gama cromática, são tão fáceis de aplicar como as tintas convencionais e, o melhor de tudo, não têm efeitos nocivos para a nossa saúde.


EasyDecor_TintasEcologicas

Tipos de tintas ecológicas

Como a ciência avança constantemente e as exigências de produtos ambientalmente sustentáveis também, podemos classificar as tintas ecológicas em cinco grupos.


Tintas de base mineral

Este é o maior grupo e está composto principalmente por elementos de origem mineral:

À base de cal: são produzidos através da combinação de cal hidráulica e outros aditivos orgânicos. Devido à sua composição, são geralmente de uma cor branca de alta pureza, embora se possa obter uma vasta gama de cores com pigmentos naturais. Recomendado para uso no interior devido às suas principais características, sendo asséptico, bactericida, fungicida e respirável.

À base de silicatos: produzidos através do processo de fusão do vidro reciclado, são os mais resistentes, pelo que são recomendados tanto para utilização no interior como no exterior. A sua propriedade principal é a impermeabilidade, tornando-os ideais para cozinhas e casas de banho.

Base argilosa: fundida com pós de mármore e caseína vegetal, podem ser combinados com pigmentos minerais naturais para obter uma grande variedade de cores. São recomendados para uso interior, pois são respiráveis, melhoram a qualidade de som do ambiente e são anti-estácticos, ou seja, não apanham pó.


EasyDecor_TintasEcologicas

Tintas de base vegetal ou orgânica

Composto principalmente por elementos orgânicos de origem vegetal, ou seja, óleos, amidos, ceras, colas e resinas. São coloridas por meio de pastas de coloração também produzidas de elementos vegetais.

Têm quase as mesmas propriedades que as tintas minerais ecológicas, salientando a capacidade de resistir à lavagem, são respiráveis com os aromas do material a partir do qual foram feitas.


Tintas ecológicas mistas: São aquelas que possuem uma combinação de elementos minerais e vegetais. São as mais procuradas e cada marca cria a sua composição de acordo com as características que desejam oferecer.

Tintas ecológicas com grafeno: este é o grupo mais inovador e de melhor qualidade, embora ainda não seja tão popular como os outros compostos. Este tipo de tinta destaca-se por ser totalmente resistente à lavagem, não perde qualidade de pigmentação, alta aderência à superfície, alta resistência, tem propriedades que impedem a condensação, são mais duradouras e têm um melhor desempenho devido ao facto de cobrirem melhor as superfícies.

Tintas ecológicas de silicato: são muito duráveis, uma vez que não cobrem, mas integram-se com o material de superfície. São adequadas para pintura em argamassa de cal em exteriores e em gesso em interiores. Têm um elevado nível de resistência, mas têm desvantagens para a pintura em tinta plástica e aderem apenas a substratos minerais.


EasyDecor_TintasEcologicas

Vantagens das tintas orgânicas

As tintas vegetais têm muitos benefícios e vantagens que lhes permitem destacar-se das tintas convencionais.


● São mais saudáveis: os resíduos perigosos são minimizados e, por não serem compostos por COV ou gases, não causam ou agravam problemas de saúde, tais como doenças respiratórias ou alergias.

● As matérias-primas utilizadas na produção de tintas ecológicas são encontradas na natureza em grandes proporções e são biodegradáveis.

● São sustentáveis: o seu impacto ambiental é inferior ao de outros tipos de tintas, devem cumprir várias regras durante a cadeia de design e embalagem, tais como limitar a utilização de água ou a produção de resíduos.

● As suas variantes podem ser aplicadas em todos os tipos de superfícies.

● Têm elevada durabilidade e resistência à corrosão.

● São inodoros, pois são à base de água e não requerem solventes sintéticos, com exceção dos de origem vegetal que podem conter odores dos seus principais componentes.

● Cria uma camada porosa que permite que a parede respire, ajudando a humidade a evaporar e as paredes a respirar melhor. Isto resolve problemas de bactérias, condensação, fungos e bolores.

● São à prova de fogo e não emitem gases tóxicos, uma vez que não contêm produtos nocivos e também não os libertam, transferindo esta condição para a superfície onde a tinta é aplicada.

● Ficam mais limpas durante mais tempo devido às suas propriedades sem energia.

● Está provado que as tintas naturais ou ecológicas têm os mesmos resultados, ou melhores resultados que as tintas de origem sintética obtidas através de processos químicos.

● As paredes e superfícies pintadas tornam-se menos sujas e as cores permanecem mais brilhantes durante mais tempo.

● Os principais benefícios da utilização de produtos naturais são que as matérias-primas provêm do cultivo biológico ou de processos de reciclagem. A utilização destas substâncias reduz o impacto ecológico e a pegada humana no planeta. O mesmo se aplica aos custos energéticos de transporte e fabrico dos componentes.


EasyDecor_TintasEcologicas

Cada vez mais pessoas estão interessadas no consumo de tintas ecológicas. Actualmente, a origem e a forma de como são fabricados têm mais peso no processo de compra e nos hábitos dos consumidores.

Considerando todos os benefícios e vantagens, a sua aplicação fácil como as demais e o aumento da sua produção, também os pintores profissionais e os "faz-tudo" reduzem a sua exposição a produtos químicos potencialmente nocivos, tais como compostos orgânicos voláteis.



Qualquer renovação de espaço é uma grande oportunidade para o tornar mais sustentável e as tintas ecológicas são uma solução amiga do ambiente, de qualidade e segura a que aconselhamos que recorra.

Não hesite e crie um espaço saudável e livre de tóxicos na sua casa!


Autoria: Amira Neme, Comunicação e Marketing da Habitium.pt

11 visualizações0 comentário