Ceramic Vases

BLOG

Design de interiores e Arquitectura

Oferecemos soluções de decoração prontas-a-montar, num serviço 100% Online.

Como manter o seu espaço de trabalho em Casa



Boas vistas, costas resguardadas e em contra luz são 3 regras simples que deve seguir!


Nos últimos dois anos, impulsionados pela pandemia, muitas empresas estão a considerar o home office como uma modalidade de trabalho fixo ou com uma presença crescente nas empresas, e já não é apenas um benefício para alguns colaboradores, como costumava ser há anos atrás.

Coo vimos no artigo anterior, espaços adequados, com boa iluminação, mobiliário e detalhes adequados, são algumas das coisas que nos permitirão adaptar-nos melhor a esta tendência e transformá-la numa rotina, aproveitando o máximo das suas vantagens e sem se tornar algo prejudicial e cheio de obstáculos.

É por isso que neste post nos vamos concentrar em como optimizar e melhorar este nosso espaço de trabalho. Um ambiente perfeito para o teletrabalho tornará o seu dia de trabalho mais agradável e produtivo.


A localização é a chave principal

É importante definir um local de trabalho fixo, tão livre quanto possível de distrações. De preferência evitando poltronas e camas, bem como televisões ou cozinhas, o que irá gerar interrupções no nosso dia de trabalho e na nossa concentração.

Uma boa opção seria aproveitar algum canto não utilizado da casa, pois optimizaremos esse espaço e teremos um bom local para manter a nossa concentração.

É também importante ter em conta que existe uma boa conexão à Internet no local escolhido, para que não se torne um problema no futuro.



A secretária

Uma boa opção para um espaço pequeno é, por exemplo, uma secretária desdobrável que se possa manter aberta quando a utiliza e fechá-la quando já não está a utilizá-la. Certifique-se de que tem espaço suficiente para o seu computador e as coisas que precisa de ter à mão.


A localização da secretária é muito importante para a deixar de lado. É aconselhável que se encontre em frente de uma janela, através da qual entra luz natural, e se possível, esteja localizada na nossa frente, pois se está localizada do nosso lado ou de costas pode gerar um brilho incómodo nos nossos ecrãs.

Se não tiver a possibilidade ou o espaço para colocar uma secretária, podemos escolher uma mesa e defini-la como o nosso local fixo de trabalho durante o horário de trabalho. O importante é manter o mesmo lugar e não trabalhar em pontos diferentes diariamente. Isto irá melhorar significativamente a nossa concentração.



Invista numa boa cadeira

Não esqueça a importância de manter uma boa postura durante o dia de trabalho, razão pela qual não devemos subestimar a importância da cadeira que utiliza para trabalhar.

Idealmente, deve ser ergonómica e ajustável em altura, para que possa ser adaptada o melhor possível à nossa secretária e às nossas necessidades. Também é bom se tiver apoios de braços para maior conforto e rodas para facilitar o transporte.

É crucial que a nossa visão esteja à mesma altura que o ecrã, para evitar dores no pescoço e fadiga ocular. Isto pode ser conseguido com uma cadeira regulável em altura, ou incorporando almofadas para ajustar a altura da cadeira.


Procure uma boa iluminação

Como mencionamos anteriormente, é aconselhável, na medida do possível, colocar a secretária em frente a uma janela, através da qual entra luz natural. Se não tiver esta opção, pelo menos certifique-se de ter uma boa luz artificial, com um aspeto natural e cálida, de preferência que ilumine desde diferentes pontos da casa.

Conseguir uma boa iluminação permitir-lhe-á melhorar a sua concentração, portanto, a sua produtividade, bem como prevenir fadiga ocular e dores de cabeça.



Organização

É importante escolher organizadores para a secretária e mobiliário que lhe permita organizar o nosso espaço tanto quanto possível, sem perder de vista a sua utilidade.

Um espaço de trabalho organizado permitir-nos-á concentrar muito mais e dar-nos-á mais criatividade. A desordem pode ser angustiante.

A escolha de quantos organizadores forem necessários permitir-nos-á manter a ordem desejada e, em simultâneo, gerar uma boa decoração. Algumas boas ideias são prateleiras flutuantes, que ocupam pouco espaço, têm bom aspeto, e dão-lhe muito espaço disponível. Quadros de cortiça ou Lousa, onde pode organizar as suas tarefas. E os organizadores de mesa clássicos, que nunca falham.



Cores

Escolher as cores certas pode ser muito valioso para se sentir à vontade no seu espaço e é importante ter em conta o significado de algumas delas ao incorporá-las na decoração.

Cores claras e branco, para criar uma atmosfera calma e não stressante, e para dar uma sensação de mais espaço. O branco representa simplicidade, por isso é ideal que domine a decoração.

Cores como o vermelho ou laranja, representarão energia e estímulo, e melhorarão o nosso humor, pelo que pode ser uma boa opção a incorporar em partes da nossa decoração. Não é aconselhável encher o nosso lugar com estas cores, uma vez que elas podem distrair.

O amarelo é também uma boa opção, pois representa calor e bom humor e dar-nos-á uma sensação de felicidade no nosso dia a dia, ajudando a criatividade.

Cores como o verde ou o azul inspiram frescura e tranquilidade que geram maior concentração e são ideais para locais de trabalho.

Certifique-se de que a parede e os elementos da sua secretária combinam nas suas cores, para manter uma sensação de harmonia. Também nos podemos inspirar nas cores da natureza e nas suas combinações para nos sentirmos à vontade.



Decorações inspiradoras

Adicionar algumas decorações e detalhes do nosso interesse, tais como quadros com frases, fotografias ou qualquer decoração que nos motive, também será positivo, uma vez que nos dará uma melhor energia para trabalhar.

A aplicação de aromaterapia será também uma grande oportunidade anti-stress e motivacional.

A adição de cores verdes, por exemplo, com plantas naturais, irá dar-nos uma sensação de frescura e felicidade. Isto irá ajudar a melhorar a concentração e a produtividade.

Qualquer decoração que nos inspire e levante os nossos espíritos será uma boa escolha para o nosso "escritório" centrado no teletrabalho. Aproveite esta liberdade que o teletrabalho dá.



Não perder de vista os nossos objetivos

Finalmente, é importante não esquecer aqueles pequenos detalhes da nossa rotina, que complementam a decoração para criar uma atmosfera de produtividade, criatividade e, acima de tudo, energia positiva para nós.



Manter uma rotina

Não se esqueça que estamos a trabalhar mesmo estando em casa. Organizar o seu tempo e ter uma rotina, como quando costumávamos ir ao escritório, vai fazer-nos "ficar concentrados" e evitar que comecemos a deixar-nos levar, perdendo o controlo dos nossos horários.

Não se pode passar 8 ou 9 horas a trabalhar sem parar só porque se está em casa. É necessário ter o seu tempo de pausa.


Delimitar espaços de trabalho

Se utilizarmos uma mesa de cozinha como secretária, por exemplo, devido à falta de espaço, é aconselhável fazer pequenas modificações na nossa secretária de modo a não misturar o trabalho com a vida diária.


Não trabalhar de pijama

Não temos necessariamente de usar roupa de escritório, mas trocar o nosso pijama por outras roupas irá melhorar o estabelecimento de uma rotina e a realização de objetivos.

Não ficar sentados em frente ao computador o dia todo, fazer pausas para almoçar e descansar e dar um passeio, limpar a nossa cabeça por vezes, são alguns hábitos que é melhor manter ativos, de modo a não tornar o nosso trabalho e a nossa vida diária tão monótona e semelhante.


Tomar conta das suas refeições

Quando estamos em casa, corremos o risco de comer em excesso. É aconselhável não estar sempre a petiscar e manter os horários das refeições, ter refeições saudáveis à mão para o intervalo entre as refeições pode impedir-nos de cair em maus hábitos.


Manter o nosso equipamento de trabalho em plena capacidade

Ter um computador a funcionar bem evitará atrasos nas nossas tarefas e o stress que lhe está associado. É por isso que é ideal verificá-lo e fazer os ajustes necessários com certa regularidade.



Conclusão

Embora quando ouvimos a palavra Home Office a maioria de nós veja uma grande oportunidade, visto que não teremos de ir ao escritório no frio, calor ou trânsito, é importante ter as ferramentas necessárias para fazer da nossa experiência de teletrabalho uma experiência agradável e produtiva, que somos capazes de manter ao longo do tempo sem inconvenientes.


A concentração na decoração e manutenção do nosso espaço de trabalho é o primeiro passo para alcançar a harmonia de que necessitamos na nossa vida diária, e para transformar um lugar do dia-a-dia num lugar de concentração e criatividade, onde possamos trabalhar durante várias horas sem perder a produtividade que tínhamos no escritório.


Autoria do texto Luciana Sánchez

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com, parceria EasyDecor.

23 visualizações0 comentário