Ceramic Vases

BLOG

Design de interiores e Arquitectura

Oferecemos soluções de decoração prontas-a-montar, num serviço 100% Online.

Dicas para criar um ambiente de jardim moderno e relaxante



Já estamos na primavera, o momento ideal para começar as renovações a pensar no próximo verão. Ter um jardim ou espaço exterior em casa sempre foi um luxo sempre foi um desejo de todos. O que poderia ser melhor do que ter o seu próprio espaço pronto para quando o calor chegar?


Seguindo algumas dicas simples sobre a montagem e decoração, podemos alcançar uma grande atmosfera de relaxamento e desconexão da rotina de trabalho, bem como um agradável local de encontro com os nossos entes queridos.

Móveis e acessórios únicos que estão em perfeita harmonia com a natureza do nosso jardim, divisão de ambientes para uma maior diversidade, são algumas das dicas que não pode deixar de ler, se procura transformar o seu espaço exterior, numa área de relaxamento perfeita e renovada na sua casa.


7 dicas básicas para ter um jardim verdadeiramente agradável

É claro que cada dica dependerá e variará conforme o tamanho do espaço exterior que tiver, bem como com o seu gosto, uma vez que isto definirá as plantas, os móveis e os objectos decorativos que escolher. Portanto, imagine o seu próprio espaço e o que pretendem alcançar com ele.



O tamanho e a disposição do espaço

Claro que um jardim maior terá mais opções de decoração, mas não se preocupe, mesmo que tenha um jardim pequeno, ainda pode conseguir um óptimo resultado. Concentre-se apenas em pensar sobre o que caberá no espaço que tem disponível.

É importante dividir o espaço disponível em ambientes para o tornar mais espaçoso e, ao mesmo tempo, mais organizado. Pode escolher uma área onde pode colocar uma bonita pequena tenda para os seus convidados, outra para um barbecue, uma área de descanso com cadeirões para relaxar em grupo, um espaço para os jogos das crianças e, porque não, outro ambiente com uma confortável rede para as suas pausas de relaxamento.


A importância das cores

Obviamente que o seu espaço exterior terá muito verde que lhe dará a sensação de renovação e frescura, mas também pense em usar cores claras como o branco, o que lhe transmitirá paz e relaxamento. Além disso, tente usar castanhos escuros no seu mobiliário, que combinam muito bem com verde e branco.

Além disso, se estiver cansado dos clássicos, pode acrescentar algumas cores vivas, tais como azul claro ou laranja, o que lhe trará alegria.




Não se esqueça da sombra

É essencial que o seu jardim tenha sombra para os dias de verão mais quentes.

Pode escolher um toldo em forma de vela ou uma pérgola que fará o seu jardim parecer bonito e sofisticado. Estes elementos serão também úteis para dias de chuva.


Espaços para desfrutar

Se tiver uma piscina, aproveite-a ao máximo. Colocar camas balinesas à sua volta ou algumas lindas espreguiçadeiras para banhos de sol.

É também ideal ter casas de banho perto da piscina por conveniência, assim como uma pequena área de bar para ter bebidas e comida à mão e não ter de ir à cozinha e interromper o seu momento de relaxamento.

É também de grande valor ter um barbecue, mesmo que seja pequeno, isto lhe dará a oportunidade de desfrutar ainda mais tempo no seu jardim, e com os seus convidados. Plane ter uma tenda perto do barbecue, para maior conforto à hora das refeições.



Mobiliário ideal

Pensar cuidadosamente no mobiliário a escolher não é um detalhe menor, pois estamos à procura de um local para descansar e podemos conseguir com móveis confortáveis.

Sofás com almofadas têxteis, poltronas com almofadas que se reclinam bem, camas de dia que darão ao seu jardim um conforto e elegância extra.

Se não tiver muito espaço, pode colocar um lindo tapete com algumas almofadas e cobertores grandes para descansar. Criarão um espaço moderno e relaxante.



Conectar com a natureza

Como qualquer espaço exterior, espera-se encontrar a natureza. Sendo o ponto mais importante, não se deve ignorá-lo.

Se tiver muito espaço, pode dedicar uma parte exclusivamente às suas plantas favoritas, pode até ter uma horta para aqueles momentos em que precisa de se desligar da vida urbana. A jardinagem é uma excelente atividade anti-stress que gera alegria e satisfação.

Se tiver a possibilidade, escolha uma diversidade de vegetação para o seu jardim, de diferentes espécies, cores e tamanhos, porque na variedade está o prazer. As flores com bom cheiro são aliadas do bom humor. As trepadeiras são de muito bom gosto para a decoração e ficam óptimas em pérgolas e grades.



Pode adicionar acessórios de metal ou madeira, tais como vasos, floreiras e ornamentos que combinam com as suas plantas, até mesmo alimentadores de pássaros que lhe permitem observá-los nos seus momentos de descanso, se isso lhe agradar, irá enchê-lo de boa energia. Claro que não pode faltar as pedras decorativas, peças-chave em qualquer jardim de respeito.



Iluminação que faz a diferença

Em muitas ocasiões trabalhamos até tarde ou desfrutamos do jardim de noite e, quando desfrutamos do jardim, a luz do dia já foi. É por isso que não podemos esquecer de escolher cuidadosamente a iluminação do nosso jardim, para que possamos desfrutar dela em qualquer hora do dia.

É preferível escolher luzes quentes, com cores suaves e confortáveis, perfeitas para descanso e relaxamento.

Uma boa ideia são aquelas luzes que iluminam tenuemente do chão para cima e conseguem realçar as decorações e detalhes do seu jardim, sem atrapalhar a vista e mantendo a privacidade do espaço.


As lâmpadas e candeeiros com pouca luz também ficam bem no jardim, pois são muito elegantes e relaxantes.

Também pode brincar com luzes coloridas, por exemplo, sob a forma de grinaldas, isto trará alegria ao seu jardim, mas lembre-se de escolher cores suaves, para manter a intimidade e o relaxamento do espaço.

Para maior economia ao ar livre, é aconselhável procurar produtos que funcionam através da energia solar que armazenam durante o dia, alimentando assim o seu jardim com luz à noite a custo zero.



Relaxar: Só para o exterior?

E se não tiver um jardim, planeia contentar-se em ir ao parque?

Primeiro leia as seguintes ideias e verá que há sempre uma forma de recriar um jardim, mesmo que não tenha espaço exterior.

Escolha um quarto extra para desenhar o seu próprio jardim interior. Se tiver uma janela, melhor ainda, pode conectar diretamente com a luz solar.

Escolha algumas plantas adequadas para o interior, estas tornarão o exterior ainda mais real.

Construa um jardim vertical com plantas interiores atractivas, tais como Fetos ou Costela de Adão.

Instale relva artificial para uma sensação de natureza e mais conforto. Adicione almofadas grandes para descansar no chão, como se estivesse deitado no parque ou algumas confortáveis poltronas almofadadas.

Opte por cores claras tais como brancos e cinzentos misturados com verdes, que emulam a natureza real. Pode escolher uma parede e pintar um mural colorido com vegetação.



Conclusão

Depois destas simples dicas, não tem mais desculpas. Não importa se o seu jardim é pequeno, ou muito grande, ou mesmo se não tiver um jardim. Há muitas opções para criar um espaço de relaxamento ao ar livre ou para o emular.

Plantas, pedras, madeiras e almofadas são alguns dos elementos que se combinam perfeitamente e que, adicionados a uma boa escolha de luzes, farão do seu espaço o lugar ideal para relaxar e partilhar com outros.

Já viu que não é difícil decorar e montar um espaço ou jardim ao ar livre. Só tem de se decidir e começar. Mãos à obra! E já sabe, estamos cá para ajudar nas ideias e da forma mais simples e acessível - 100% online!


Autoria : Luciana Sánchez

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com

13 visualizações0 comentário